Por que meu cachorro está tremendo

Se o seu cão está tremendo, pode parecer um sintoma bastante inofensivo – como um efeito colateral de medo ou ansiedade. No entanto, também pode ser um sinal de problemas médicos sérios em cães.

Neste artigo, discutiremos algumas das causas mais comuns de tremores em cães e como determinar quando elas justificam a intervenção médica.

Causas comuns de tremores em cães
Ansiedade e medo
É comum os cães tremerem quando sentem medo ou ansiedade.1 Cada cão tem diferentes gatilhos, mas existem alguns comuns, como fogos de artifício ou trovões.

Se você perceber que seu cão está ansioso, faça o possível para confortá-lo. Fale com eles em um tom calmo e tranquilizador. Tente criar um espaço seguro para ele ou ela, onde ele se sinta protegido. Se você puder remover seu amigo peludo da situação que está causando sua ansiedade, faça isso imediatamente. Caso contrário, faça o possível para confortá-los até que seus medos diminuam.

Tenha em mente que alguns cães podem se tornar agressivos quando estão com medo ou ansiosos. Seu cão fofinho pode não ser receptivo a acariciar durante esses episódios. Pode ser sábio manter distância.

Se a ansiedade é um problema contínuo para o seu cão, fale com o seu veterinário. Pode haver um medicamento que eles possam prescrever para ajudar a aliviar os sintomas durante certas situações estressantes.

Meu cachorro está tremendo por causa da excitação?
Muitos cães vão tremer de emoção. Isso geralmente não é motivo de preocupação e, geralmente, a excitação do filhote diminui após alguns minutos. Cães jovens ou com muita energia podem demorar mais para se acalmar.

Você pode ajudar a acalmar seu cão falando com ele com uma voz calma. Você também pode tentar manter seus movimentos lentos e deliberados, para não aumentar a excitação deles.

Meu cachorro está resfriado?
Os cães podem ter casacos peludos, mas ainda podem ficar com frio. Se você notar que seu cão está tremendo em um dia frio, é possível que ele esteja apenas tremendo.

Tente garantir que seu filhote tenha um lugar quente para descansar e dormir. Se a cama estiver em um piso de ladrilho ou concreto, coloque um pedaço de papelão embaixo dela para isolamento extra. Certifique-se de que a cama esteja situada fora de qualquer corrente de ar fria e longe das janelas.

Se o seu filhote não tiver um subpelo grosso, ele pode precisar de um suéter ou jaqueta para mantê-lo aquecido durante as ondas de frio.

Cães mais velhos tremem
Muitos cães desenvolvem tremores à medida que envelhecem. Isso geralmente ocorre devido ao enfraquecimento dos músculos à medida que envelhecem. Também pode ser resultado da deterioração do sistema nervoso.

Se o seu cão mais velho de repente desenvolver um tremor, certifique-se de levá-lo para um check-up com seu veterinário. Sempre existe a possibilidade de que o tremor seja indicativo de um problema subjacente mais sério.

Meu cachorro está com dor?
O tremor pode ser uma indicação de que seu cão está com dor. Geralmente, os tremores relacionados à dor também são acompanhados por outros sintomas.

Observe a postura e o comportamento geral do seu cão. Seu cachorro está mancando? Parecem rígidos? Estão inquietos?

Muitas vezes, os cães que estão com dor mudam de posição constantemente, tentando encontrar uma que alivie sua dor. Eles costumam andar de um lado para o outro e podem choramingar, chorar ou até babar excessivamente.2

Se o seu cão estiver exibindo qualquer combinação desses sintomas, entre em contato com seu veterinário imediatamente.

Intoxicação por cães
Os tremores podem ser uma indicação de que seu filhote ingeriu algo venenoso ou que está tendo uma reação alérgica.

Um cão envenenado geralmente exibe uma série de sintomas além de tremores. Os sintomas de envenenamento em cães podem variar dependendo do tipo de veneno ao qual ele foi exposto, mas podem incluir:

Vômito
Diarréia
Agitação
Arritmia cardíaca
Babando
Dificuldade em respirar 3
Claro, muitas vezes há muitos sintomas médicos adicionais que você pode não notar. Se houver uma chance de seu cão ter sido envenenado, entre em contato com seu veterinário imediatamente.

Uma condição médica crônica
Às vezes, o tremor em cães é um efeito colateral de uma condição médica. Doença renal, cinomose e uma infinidade de outras condições médicas podem causar tremores.

Se você notar alguma mudança no comportamento normal ou no estado físico do seu cão, anote-as. Se houver uma condição médica subjacente, os tremores provavelmente são apenas um dos muitos sintomas.

Considere os níveis de energia do seu cão, apetite, consistência das fezes e qualquer outra coisa sobre ele que possa estar um pouco errada. Essas informações ajudarão seu veterinário a fazer um diagnóstico preciso.

Síndrome do tremor generalizado
A Síndrome do Tremor Generalizado é uma síndrome que pode afetar qualquer cão, embora na maioria das vezes afete cães pequenos. .

Este distúrbio hereditário afeta o sistema nervoso de um cão. Uma vez diagnosticada, esta síndrome pode ser tratada com medicação.

Quando se preocupar com tremores
Como o tremor pode ser um sintoma de muitas aflições diferentes, variando em gravidade, é importante observar todos os sintomas do seu cão e abordá-los como um todo com seu veterinário.

Geralmente falando, se o seu cão normalmente não treme, entre em contato com seu veterinário para garantir que ele não esteja passando por um problema médico sério.

É sempre melhor prevenir do que remediar quando se trata do bem-estar do seu amigo peludo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.