Por que os gatos arranham?


Se você é dono de um gato há muito tempo ou se é dono de um gato pela primeira vez, pode se perguntar por que os gatos arranham? Eles arranham seus móveis porque estão de alguma forma “bravos” com você? Eles arranham o tapete ou as cortinas porque estão entediados?

Os gatos arranham porque é um comportamento instintivo. Claro, um gato pode arranhar itens inadequados como as cortinas ou o sofá, mas eles podem ser treinados para arranhar itens que são amigáveis ​​para gatos e que não destroem seus pertences.

Por que os gatos arranham?

Antes de redirecionar os arranhões do seu gato, você deve entender por que eles fazem isso.
Coçar é um comportamento natural. Se você quer proteger seus pertences, lembre-se de que os gatos agarram seus pertences, não porque ele é louco ou por maldade, mas porque é instinto.

Os gatos arranham porque não conseguem parar. Você pode canalizar os arranhões dos móveis para um poste de arranhar. Sim, gatos podem ser treinados!

Gatos arranham como uma forma de exercício. Quando eles coçam, eles esticam. Quando seu gato se estica, ele está puxando e trabalhando seus músculos. Coçar é sua forma de treino de ginástica em casa e ioga de gatinho.

Gatos arranham para marcar seu território. Se você tem mais de um gato em casa ou se introduziu recentemente um novo gato, seu primeiro gato pode estar coçando áreas que não coçou anteriormente. Ela está fazendo isso para afirmar ao novo gato que, “Este é o meu território. Ficar longe.”

Quando um gato coça, ele secreta um odor especial das glândulas de cheiro em suas patas e esse cheiro permanece no item que ele arranhou. Um novo gato, ou outra mudança na casa, pode levar seu gato a “marcar seu território” por meio de arranhões.

Gatos arranham porque é bom. Seu gato adora a sensação do material sob suas garras, a sensação do material em suas patas. É uma forma de os gatos se divertirem no seu dia-a-dia – a sensação táctil de coçar.

Não castigue um gato por arranhar

Os gatos não entendem a punição e não vão igualar o que você está fazendo com o coçar dela. Você não ensinará seu gato a não arranhar quando o punir, na verdade você pode piorar a situação.

O que sua punição por coçar pode levar a problemas de comportamento maiores, como evitar a caixa de areia. Ela pode até começar a evitá-lo por causa das punições que você está aplicando que ela simplesmente não entende.

Aqui estão maneiras de redirecionar a arranhadura do seu gato

Se ele estiver arranhando a mesma área do sofá, coloque um poste de arranhar ao lado do sofá. Quando o seu gato começar a arranhar o sofá, pegue as patas dele e coloque-as no poste de arranhar. Você está mostrando ao seu gato que não quer que ele arranhe o sofá e oferecendo a ele uma alternativa.

Polvilhe um pouco de catnip em um poste ou árvore de gato que você gostaria que o gato arranhasse. Depois de polvilhar o catnip, ou colocar seu petisco favorito na árvore do gato ou no poste de arranhar, coloque as patas no poste para mostrar que também é um lugar apropriado para arranhar.

Recompense-a com elogios, animais de estimação e guloseimas quando ela arranhar o poste. Deixe-a saber que ela está fazendo o que você quer que ela faça pelo seu elogio. Os gatos anseiam por elogios e atenção, assim como os cães.

Incorpore o arranhador ou a árvore do gato com um jogo. Deixe-a perseguir um ponteiro laser até a árvore. Pegue um brinquedo de penas ou outro brinquedo que ela goste e coloque-o dentro ou perto do arranhador e brinque com ela lá.

Ao escolher um arranhador, você pode querer oferecer uma variedade.
Nem todos os gatos vão querer arranhar um poste coberto de carpete, nem todos vão querer arranhar um poste vertical.

Fornecer arranhadores verticais

Providencie arranhadores de diversos materiais: papelão ondulado, corda de sisal, carpete, lixa. Lembre-se, os gatos são táteis e um material pode se sentir melhor e dar a ela a sensação prazerosa de arranhar que ela está procurando.

Fornecer postes de arranhar horizontais.

Espalhe arranhadores por toda a casa, principalmente nas áreas onde seus gatos estão arranhando e para as quais você deseja redirecionar a atenção.
Alimente seus gatos ao lado dos novos arranhadores para que eles igualem o jantar ao arranhador – duas experiências agradáveis.

Quando você está brincando com seu gato e trabalhando com ele para fazê-lo arranhar um poste, você também está ajudando a mantê-lo seguro e feliz. Um gato obeso é aquele que está propenso a outros problemas de saúde que podem exigir visitas veterinárias mais frequentes. Se você tem seguro de saúde para gatos, pode ficar tranquilo que seu gato pode receber os cuidados de que precisa, mas pode evitar visitas ao veterinário mantendo seu gato saudável e ativo.

1 thought on “Por que os gatos arranham?”

Leave a Comment

Your email address will not be published.